Template x Temas: vamos aprender sobre a terminologia

O termo “template” é usado de maneiras diferentes ao trabalhar com temas do WordPress:

  • Os arquivos dos templates existem dentro de um tema e expressam como seu site é exibido.
  • Templates de página são aqueles que se aplicam apenas a páginas para alterar sua aparência. Um template de página pode ser aplicado a uma única página, uma seção de página ou uma classe de páginas.
  • Tags de templates são funções internas do WordPress que você pode usar dentro de um arquivo de template para recuperar e exibir dados (como the_title() e the_content()).
  • Hierarquia de template é a lógica que o WordPress usa para decidir quais arquivos de template de tema usar, dependendo do conteúdo solicitado.

Arquivos de um template

Os temas de um WordPress são compostos por um conjunto de arquivos de template que são escritos com a linguagem PHP misturados com HTML e Tags de template.

Assim quando estiver criando um tema você utilizará aquivos de template para afetar o layout e o design das áreas do seu site. Por exemplo, para criar a area do footer de seu site provavelmente irá utilizar o template footer.php

“A Hierarquia de modelos descreve qual arquivo de modelo o WordPress carregará com base no tipo de solicitação e se o modelo existe no tema. O servidor então analisa o PHP no template e retorna o HTML para o visitante.”

O template mínimo necessário para um tema é o index.php, na hierarquia do WordPress este template está na base, se não houver nenhuma especificação de qual template ser utilizado o WordPress utilizará este templete.

Template parcial

Templates parciais são templates que fazem parte de outros templates, eles são comumente utilizados em trechos que se repetem em diversas páginas, como os templates:

  • header.php
  • footer.php
  • sidebar.php

Você pode criar templates parciais para utilizar em outros trechos de seu site, não se limitando a estes.

Templates reconhecidos pelo WordPress

Está lista é composta por arquivos de template que são reconhecidos pelo WordPress

index.php
O arquivo de modelo principal. É necessário em todos os temas.
style.css
A folha de estilo principal. É obrigatório em todos os temas e contém o cabeçalho de informações para o seu tema.
rtl.css
A folha de estilo da direita para a esquerda é incluída automaticamente se a direção do texto do idioma do site for da direita para a esquerda.
comments.php
O modelo de comentários.
front-page.php
O modelo de página inicial é sempre usado como a página principal do site, se existir, independentemente das configurações em Admin> Configurações> Leitura.
home.php
O modelo de home page é a primeira página por padrão. Se você não definir o WordPress para usar uma página frontal estática, esse modelo será usado para mostrar as postagens mais recentes.
header.php
O arquivo de modelo de cabeçalho geralmente contém o tipo de documento do seu site, informações meta, links para folhas de estilo e scripts e outros dados.
singular.php
O template singular é usado para posts quando single.php não é encontrado, ou para páginas quando page.php não são encontrados. Se singular.php não for encontrado, index.php será usado.
single.php
O modelo de postagem única é usado quando um visitante solicita uma única postagem.
single- {post-type} .php
O modelo de postagem único usado quando um visitante solicita uma única postagem de um tipo de postagem personalizada. Por exemplo, single-book.php seria usado para exibir postagens únicas de um tipo de postagem personalizado chamado book. O index.php é usado se um modelo de consulta específico para o tipo de postagem personalizado não estiver presente.
archive- {post-type} .php
O modelo de tipo de postagem de archive é usado quando os visitantes solicitam um archive de tipo de postagem personalizado. Por exemplo, archive-books.php seria usado para exibir um arquivo de postagens do tipo de post personalizado chamado books. O arquivo de modelo archive.php é usado se o arquivo archive- {post-type} .php não estiver presente.
page.php
O modelo de página é usado quando os visitantes solicitam páginas individuais, que são um modelo interno.
page- {slug} .php
O modelo de slug de página é usado quando os visitantes solicitam uma página específica, por exemplo, um com o slug “about” (page-about.php).
category.php
O modelo de categoria é usado quando os visitantes solicitam publicações por categoria.
tag.php
O modelo de tag é usado quando os visitantes solicitam postagens por tag.
taxonomy.php
O modelo de termo de taxonomia é usado quando um visitante solicita um termo em uma taxonomia personalizada.
author.php
O modelo de página de autor é usado sempre que um visitante carrega uma página de autor.
date.php
O modelo de data / hora é usado quando as mensagens são solicitadas por data ou hora. Por exemplo, as páginas geradas com essas slugs:
http://example.com/blog/2014/
http://example.com/blog/2014/05/
http://example.com/blog/2014/05/26/
arquivo.php
O modelo de arquivo é usado quando os visitantes solicitam postagens por categoria, autor ou data. Nota: este modelo será substituído se modelos mais específicos estiverem presentes, como category.php, author.php e date.php.
search.php
O modelo de resultados da pesquisa é usado para exibir os resultados da pesquisa de um visitante.
attachment.php
O modelo de anexo é usado ao visualizar um único anexo, como uma imagem, pdf ou outro arquivo de mídia.
image.php
O modelo de anexo de imagem é uma versão mais específica do attachment.php e é usado ao visualizar um único anexo de imagem. Se não estiver presente, o WordPress usará o attachment.php.
404.php
O modelo 404 é usado quando o WordPress não consegue encontrar uma postagem, uma página ou outro conteúdo que corresponda à solicitação do visitante.

Deixe um comentário