Faça alterações no visual do seu site sem se preocupar com atualizações do tema pai, criando um tema filho em seu WordPress.
Como criar um tema filho (child theme)
Um tema filho consiste de ao menos um diretório (a pasta onde fica o tema) e dois arquivos (style.css e functions.php), que você precisa criar, então temos:
- a pasta ou diretório do tema filho
Essa pasta deve ficar na pastas dos themes do WordPress, ou seja, wp-content/themes/. É fortemente recomendado que o nome da pasta seja o nome do template pai acrescido de “-child”, neste exemplo estarei criando um filho para o template default do WordPress twentynineteen, desta forma a fasta se chamará twentynineteen-child. - o arquivo style.css
Deve iniciar com o cabeçalho, a linha Template corresponde ao nome do diretório ou pasta do tema pai:
/* Theme Name: Twenty Nineteen Child Theme URI: http://example.com/twenty-fifteen-child/ Description: Twenty Nineteen Child Theme Author: Sandro Graziosi Author URI: https://wordpressinterior.resorthost.com.br/wordpress Template: twentynineteen Version: 1.0.0 License: GNU General Public License v2 or later License URI: http://www.gnu.org/licenses/gpl-2.0.html Tags: light, dark, two-columns, right-sidebar, responsive-layout, accessibility-ready Text Domain: twenty-nineteen-child */
- o arquivo functions.php
<?php function theme_enqueue_styles() { $parent_style = 'parent-style'; wp_enqueue_style( $parent_style, get_template_directory_uri() . '/style.css' ); wp_enqueue_style( 'child-style', get_stylesheet_directory_uri() . '/style.css', array( $parent_style ) ); } add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'theme_enqueue_styles' ); ?>
O arquivo styles.css é o único e é obrigatório, mas o functions.php é necessário para enfileirar os arquivos corretamente.
Para concluir é necessário ativar o template filho, ele irá herdar todas as funcionalidades e estilos do pai. Ative em “Aparência > Temas”, descanse o mouse sobre o template filho e clique em “Ativar.”
Gostou? Bem fácil, baixe aqui os arquivos do template filho para o twentynineteen, faça upload no seu WordPress e ative. Se tiver dificuldades da uma olhada em como instalar um template neste post.
No entanto se procura aprofundar um pouco mais conheça a documentação do WordPress, é uma ótima fonte de informação.
Desta forma deixe seu comentário pois assim saberei a relevância deste post.